top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiselle Mendoza

PLANO DE FUNDO, 5 PASSOS PARA UM GRANDE DIFERENCIAL DAS BOAS FOTOGRAFIAS (técnicas e dicas)



O fotógrafo iniciante costuma cometer o erro de focar apenas no assunto principal, o objeto ou a pessoa a ser fotografada.


Porém, embora o assunto seja importante, o plano de fundo faz toda a diferença, mudando totalmente a qualidade de uma foto e destacando um fotógrafo amador de um profissional.


O fato é que, se o fundo estiver com muitas informações, muito "poluido", na nossa linguagem, isso irá tirar o foco do assunto principal, chamando mais atenção do que o próprio fotografado, direcionando o olhar do espectador para outro dimenção.



O que fazer então?


O primeiro passo é saber escolher bem o local. Localizou aquele paredão legal? Aquela plantação de flores? Programe-se para usá-los a seu favor.


Vai tirar fotos de monumentos, igrejas, etc.. Cuidado com os fios e postes por exemplo. Tente escolher um local mais limpo, isso te proporcionará menos trabalho na edição. Além do mais, muitas coisas são muito difíceis de consertar na edição depois.


O segundo passo é se posicionar. Ande para frente, para trás, para os lados. Se abaixe, suba em algum lugar. Mudando o ângulo, muitas vezes conseguimos esconder algo que esteja atrapalhando. Lembre-se sempre de fazer esse teste!




Passo 3, use equipamentos que facilitam o desfoque como as lentes abertas. Isso vai ajudar a distanciar o fotografado do fundo se for usada junto com a técnica correta (entende-se de lentes abertas: 1.2 até 2.8). Assim o fotografado ficará em destaque e o fundo mais "apagado".


Passo 4 - Usando a técnica correta:

Quanto maior a abertura do diafragma da lente, maior o desfoque do fundo, e a relação entre o fotógrafo, o fotografado e o fundo é que irá fazer a mágica do desfoque acontecer.

Isso é, quanto mais perto o fotógrafo está do fotografado, mais distante ficará o fundo proporcionalmente, e quanto mais longe o fotografado estiver do fundo, também e obviamente mais longe o fundo ficará, mantendo-se então, mais desfocado.

Então, conforme o fotografado se aproxima do fundo, menor ficará a distância e mais próximo será os planos, diminuindo o desfoque (veja no exemplo a baixo). Assim como, se o fotógrafo se afasta do fotografado, mais perto o fundo ficará do fotografado proporcionalmente, entende?



No exemplo, a modelo está muito próxima ao fundo, e mais próxima a ele do que do fotógrafo, portanto o fundo desta foto não ficará desfocado, mesmo se a abertura da lente for alta.



Resumindo a técnica: Lente com abertura alta + fotógrafo próximo + fundo distante = fundo bem desfocado.


O quinto passo é a edição. Se a foto ficou com objetos no fundo que você não quer que apareça, a retirada pode ser feita no Photoshop.

As ferramentas mais usadas para isso são:

"Pincel de recuperção" (tem a figura de um curativo). Ele corrige pequenas manchas copiando a cor e a textura do que está em volta, reparando pequenas imperfeições e pintando pixels de outra parte da imagem;

"Pincel de recuperação para manchas". Tem também a figura de um curativo, mas com um pontilhado em cima e serve basicamente para a mesma coisa, remover marcas e manchas, porém ele não permite escolher de onde você irá copiar o pixel e só funciona bem para detalhes pequenos.

"Ferramenta de correção" (tem uma figura parecida com uma gaze). Substitui uma área selecionada com pixels de outra parte da imagem. Ele funciona bem para áreas grandes, porém eu acho que marca um pouco as bordas, precisando ser trabalhadas depois;

"Ferramenta Carimbo" (tem a imagem de um carimbo mesmo). Ele copia e cola partes de outra parte da imagem;

Ou ainda na edição, pode-se sobrepor uma foto na outra usando áreas de outra foto.

A verdade é que o Photoshop possui uma vasta variedades e um mesmo objetivo pode ser feito por vários caminhos diferentes. A baixo eu deixei um vídeo onde mostro na prática como eu apaguei um poste e os fios de uma foto. Espero que gostem!



Ficou com alguma dúvida? Me mande uma mensagem!








20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page